Cadeiras

domingo, 22 de janeiro de 2017

Cadeira n. 34 – Eliana Palma

Patrono da Cadeira n. 34 – Ary de Lima

Maria Eliana Palma, professora e empresária. Filha de Joaquim Alves da Silva e Djanira Magalhães Silva, é capixaba da cidade de João Neiva, tendo nascido em 20 de maio de 1950. Vive na cidade-canção desde 1953. Aqui estudou, formou-se, em 1971, em Letras anglo-portuguesas pela UEM. Mais tarde, ministrou aulas, tanto no ILG como no próprio curso de Letras sendo coordenadora do Instituto de Línguas por sete anos. Apaixonada pela poesia, participou de concurso de trovas em 66 e, como vencedora de um dos temas, foi convidada a participar da Primeira Coletânea dos Poetas de Maringá, editada em dezembro daquele ano, ocasião em que conheceu o jovem que viria a desposar: Divanir Braz Palma.

30 anos mais tarde, em 1997, já mãe de Patrícia e Gilberto, participa da Coletânea dos Poetas de Maringá – II, elaborada em comemoração ao cinquentenário de Maringá. Nos I Jogos Florais de Maringá, em abril de 2000 é premiada na categoria Vencedores e também recebe menção honrosa com trovas do tema: integração Brasil – Portugal. Há 16 anos profere palestras em escolas, clubes, residências, etc…, sobre temas de saúde tais como: prevenção de Câncer, DST, Planejamento familiar, bem como sobre Motivação, Auto-estima e sobre o Papel da Mulher na Sociedade Moderna. Apresentou, por seis anos, um programa aos sábados, pela Rádio Difusora de Maringá, cuja tônica era divulgar procedimentos de prevenção de doenças bem como contribuir para com a cultura de nossa população.

Desta forma, ao lado de entrevistas com médicos, terapeutas e demais profissionais da saúde, o programa Bate-Papo com Eliana Palma, trazia quadros sobre o bom uso da língua portuguesa, leitura de textos em prosa e verso onde valores locais e regionais eram destacados. Tudo entremeado com peças do cancioneiro popular de qualidade. Seu último trabalho UNIndo prosa e VERSO foi publicado em junho de 2003. Tendo por hobby a música e a leitura, Eliana credita a seu saudoso professor Ary de Lima sua vocação para literatura tendo por ele a mesma admiração que dedica aos grandes mestres das Letras. Publicou o livro infantil "Sob as lonas da imaginação", em 2007. 

Membro da Academia de Letras de Maringá e da União Brasileira dos Trovadores/Seção de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário