Cadeiras

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Cadeira n. 27 - Átila José Borges

Cadeira n. 27 -  Patrono: Valter Martins de Toledo

Átila José Borges nasceu em 28/02/1936, na cidade de Porto União/SC, filho de Óttilo Borges e de Garacita Martins Ricardo Borges. Licenciado em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em ciências econômicas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná

Oficial Especialista em Comunicações pela Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica. Licenciado em Estatística Superior pelo Ministério da Educação e Cultura. Foi oficial da Força Aérea Brasileira, professor da Universidade Federal do Paraná, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, da Fundação de Estudos Sociais do Paraná e instrutor da Força Aérea Brasileira. Jornalista e Relações Públicas.

Obteve várias homenagens, placas de prata e bronze e troféus, entre as quais, das Forças Aéreas dos Estados Unidos, Bolívia, Turquia, Itália, Inglaterra e Vietnã do Sul. E mais ainda, do Aeroclube do Paraná, da Academia da Força Aérea Brasileira entre outras. Honorary Memberships pela Aerophhilatelic of The Américas - Brookfield, Illinois.

Teve seu nome inscrito, com louvor: uma vez na Câmara Federal, três vezes na Assembleia Legislativa do Paraná e onze vezes na Câmara Municipal de Curitiba.

Foi eleito o melhor Relações Públicas das Forças Armadas pelo jornal “Letras em Armas” e pelo jornal “Diário Popular” de Curitiba.

Entre muitas honrarias que recebeu no percurso de sua vida, foi agraciado com as medalhas de:
– Cavaleiro da Ordem do Mérito Aeronáutico
– Cavaleiro da Grã Cruz do Governo da Polônia
– Medalha Mérito Santos Dumont
– Medalha Militar de Prata
– Medalha Max Wolf Filho da Legião Paranaense do Expedicionário
– Medalha Santos Dumont do Governo de Minas Gerais
– Medalhão de Prata da Comissão de Alto Nível do Ministério da Aeronáutica
– Troféu “Escrínio de Santos Dumont”
– Medalha Jubileu de Ouro da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade
– Comenda Maçônica Duque de Caxias do Grande Oriente do Brasil /Paraná
– Medalha Gratidão Prata da União dos Escoteiros do Brasil
– Comenda Maçônica Grande Mérito Dario Vellozo
– Medalha General Antônio Ernesto Gomes Carneiro da cidade da Lapa/PR
– Comenda “Cavalheiro da Boca Maldita”
– Cidadão Honorário de Curitiba.

Tem trabalhos publicados no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Paraguai e China.

Autor de nove trabalhos técnicos editados e distribuídos pela Encyclopaedia Britannica do Brasil e Barsa Society além da Editora Três, Laboratório Ache do Brasil, entre outros.

Autor de sete livros:
- Memórias de um guri em tempo de guerra; No Pico do Diabo; As mais 100 belas mensagens: Mais de 700 pensamentos preferidos; Peludos X Pelados – A Guerra do Contestado; Emoções, eu vivi... ; A Menina e o general;

Peça teatral infantil: Um menino entre nuvens e estrelas.

Vários trabalhos diversificados, publicados em diversos órgãos da imprensa brasileira. Átila José Borges foi criador, fundador e Diretor do Museu Entre Nuvens e Estrelas, inaugurado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, que ficou em exposição no Aeroporto Afonso Pena por mais de cinco anos.

No ano de 2002 Átila doou ao Museu, todo o seu riquíssimo acervo, à Universidade Tuiuti do Paraná. Produziu e apresentou por mais de vinte anos, na TV Paranaense Canal 12 o programa Entre Nuvens e Estrelas (em prol da aviação) e foi colunista da Gazeta do Povo, também por mais de vinte anos

– Membro da Academia de Cultura de Curitiba
– Associado “Bandeirante” do Círculo de Estudos Bandeirantes/PR.
– Filiado ao Grande Oriente do Brasil, Grau 33.
– Membro da Academia de Letras do Brasil, pelo Estado do Paraná.
– Sócio Honorário da Casa do Estudante Paraguaio

Casado com Mareli Teresinha Andretta Borges, teve dois filhos: Marelise Cristina Borges (falecida) e Átila José Borges Júnior. Reside em Curitiba/PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário